Diferentes estratégias de Coaching

06-05-2011 18:35

 

    Estrategicamente falando, o coaching prima por ser uma área incrivelmente maleável dado que podemos alterar as partes sem desconfigurar o todo. Comporta em si uma diversidade de tácticas que pretendem dotar o visado tecnicamente de forma a poder corresponder individualmente perante os desafios do quotidiano. Entre estas estratégias, destacam-se...

 

> o contrato: é o primeiro passo para a mudança e irá definir o grau de comprometimento do cliente para a mudança

> a confiança: a utilização da intuição e do "know how", do humor e da forma de trabalhar mais correcta com determinado cliente para ganhar a confiança e a intimidade necessárias para uma sólida base de cooperação

> escuta activa: deixar o cliente falar livremente, sem interrupções, sem tentar antecipar o que este irá dizer, de forma a percebermos claramente a questão central, demonstrando sempre uma atitude positiva; de notar que não se demonstra somente pelo acto de ouvir - a observação é das características mais importantes do coaching, nomeadamente na observação de comportamentos não-verbais, que é a mais importante das comunicações

> feedback construtivo: deve ser imediato, estimulante e sempre focado no futuro, para além da linha do horizonte, e sempre suportado por factos

> reformulação: serve para se manter na sessão de diálogo e até para aprofundar a comunicação, mostra ao cliente que foi escutado activamente e serve também para clarificar o que se compreendeu

> perguntas poderosas: aumentam o nível de consciência, encorajam o empowerment e facilitam ao cliente a clarificação dos seus pensamentos, além de favorecerem a escuta activa; devem ser breves, claras, abertas e jamais podem incluir a palavra "eu", como por exemplo "o quê?", "quando?", "quem?, "onde?" ... ; muitas vezes, as pessoas têm a resposta certa e a solução para o seu problema - cabe ao coach fazer a pergunta correcta!

> objectivos: subdividem-se em três tipos...

    - smart (específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e timing)

    - pure (positivos, compreensíveis, relevantes e éticos)

    - clear (desafiador, legal, ecológico, adequado e registado)