Coaching
Num mundo a rebentar pelas costuras de informação, numa sociedade repleta de heterogeneidade, em que cada um vive no seu próprio micro-cosmos, é cada vez mais recorrente o pedido de aconselhamento e de orientação por parte de indivíduos que se sintam um pouco confusos e perdidos nos diferentes campos da sua vida. O coaching surgiu então como uma ferramenta de auxílio para estas pessoas que pretendem proporcionar um novo rumo e motivação aos seus interesses.
O coaching, propriamente dito, é um processo com início, meio e fim, definido entre o coach (profissional) e o coachee (cliente), de acordo com as metas desejadas pelo segundo, em que o coach o apoia a realizar e a atingir objectivos de curto, médio e longo prazo através da identificação e uso quer das próprias competências desenvolvidas, quer no reconhecimento e superação das suas fragilidades. É um conceito que se baseia na relação, confiança, sinceridade, empenho, comprometimento, encorajamento e motivação do e com o cliente, de modo a este acreditar em si mesmo e nas suas capacidades. Muitas vezes, é necessário "levar" as pessoas até onde elas nos disserem que querem chegar e tal é conseguido com a manipulação das pessoas ou das situações e até, em certos casos, de ambas. Julgo que das melhores formas de perceber a intenção e motivo do coaching é criar o click nas pessoas e nas suas mentes de que o que as separa das suas metas e dos seus sonhos são, maioritariamente, barreiras psicológicas e que quando o cérebro humano crê realmente nelas, então todos os obstáculos que lhe são colocados no caminho são passíveis de se ultrapassar. A ultrapassagem desses mesmos obstáculos será a vitória em si e não o cumprimento do objectivo final; o foco do coaching e do coach é analisar os comportamentos que levaram ao acto final e não o acto final em si, uma vez que os resultados não são a cereja no topo do bolo para o profissional sentir que o seu trabalho foi um sucesso.
Sugestão cinematográfica do autor
Hoosiers (1986) - um treinador com provas dadas no currículo treina uma equipa de basquetebol de um liceu de uma pequena cidade com vista a tornarem-se um dos principais candidatos a vencer o campeonato nacional.